ALTA-COSTURA ou HAUTE COUTURE, como o próprio nome já diz, é uma moda de qualidade alta e muito glamour. Esse movimento vai muito além do luxo, é uma moda com “muitos porquês”, regras e muita história. Hoje vou desmistificar para você esse universo de forma fácil, prática e te explicar finalmente PARA QUE SERVE a alta-costura.
Onde tudo começou
A França sempre foi a capital mundial da moda e foi lá que nasceu a ALTA COSTURA. Mais especificamente por Charles Frederich Worth, costureiro inglês que se mudou para a França em 1840 fundando sua própria marca e que fundaria na sequência a Haute Couture. Worth atendeu não só a corte europeia, como também a alta sociedade.
O costureiro via seu trabalho como um artista e gostava de expor essas peças para as clientes, uma espécie de exposição de arte. Chamava-as para uma tarde especial de champanhe na loja, onde sua esposa Marie Worth mostrava as peças em seu corpo para as clientes, o que chamamos hoje de DESFILE começou com a Maison Worth. Em 1858 realizou o primeiro desfile com modelos, sim, também foi precursor nisso.
CURIOSIDADE:
No livro Moda Vintage e Alta-Costura (Kerry Taylor) podemos ver imagens do costureiro e grande “pai da alta costura” como também a sua assinatura da obra, isso mesmo, a ETIQUETA. Worth autodenominava o seu trabalho como uma arte e claro que todo o artista assina sua obra. Para assinar suas peças ele inventou, literalmente, as etiquetas nas roupas com o nome da sua respectiva Maison.
Como surgiu a alta-costura?
Já em 1858 após seu desfile, Worth foi considerado um costureiro da “alta-moda”, um novo jeito de fazer moda, porém, não regulamentou esse seguimento na época. Ele criou um modelo de costura de luxo, manual e que se dissipou ao longo dos anos.
A França precisava preservar esse feito cultural e desde a época de Worth foram criados diversos sindicados, mas somente em 1945 ocorreu a fundação da CÂMARA SINDICAL DA ALTA COSTURA, que é vigente até os dias de hoje.
Desde a criação desse sindicato, foram validadas diversas regras e requisitos para que uma Maison pudesse fazer parte desse seleto grupo. Requisitos mínimos necessários para que uma marca fosse intitulada “alta-costura”.
Exclusividade na Alta-Costura
Somente as marcas residentes na França podem levar o título de Haute Couture permantente que são: Chanel, Dior, Giambatttista Valli, Jean Paul Gautier, entre outros.
Existem também os membros correspondentes ou representantes, que não tem a sua sede principal na França, como Valentino, na Itália.
Além dessas formas você pode ser convidado para integrar uma apresentação de alta-costura, o que não garante a permanência na categoria. Ex: Ralph Russo, Murad e até o brasileiro Gustavo Lins já participou como convidado.
Quem consome?
Não são chamados de clientes e sim de colecionadores os consumidores da Alta-costura. Podendo custar valores exorbitantes e feitos exclusivamente para o corpo do colecionador, a peça de alta costura é uma verdadeira obra de arte, que tem por volta de apenas 4mil consumidores em todo o mundo.
Principais regras da Alta-Costura
- Matéria prima de alta qualidade
- Feitos 100% á mão. Todo o processo é feito de forma artesanal sem o uso de máquinas.
- Modelos ÚNICOS
- Necessário apresentar 2 coleções anuais com no mínimo obrigatório de 35 modelos.
- Ter sede em Paris, num prédio com no mínimo 5 andares, entre as avenidas Champs-Élysées, Marceau e Montaigne. Ah.. e um desses andar deve ser específico para desfiles e outro um salão preparado para o atendimento das suas colecionadoras (clientes).
- Ter uma equipe fixa de profissionais altamente qualificados
- Ter pelo menos 1 rótulo de Perfume e linha de acessórios e sapatos no prét-á-porter (linha de produtos prontos).
Complexo. Além de todos os requisitos, as marcas precisam apresentar um volume de vendas específico, não divulgado, para se manter nessa lista luxuosa e desejada.
CURIOSIDADE:
As pessoas que fazem as roupas da Alta-costura não são consideradas designers ou estilistas. Quem faz Design é um estilista de moda em “massa”, o que chamamos de prêt-á-porter.
COSTUREIRO é o nome correto para quem faz as peças de alta-costura. O costureiro modela as peças no corpo da própria “colecionadora”, cria os looks conforme o estilo, o tipo de corpo da cliente e com toda exclusividade possível faz peças únicas feitas á mão.
Para que serve a Alta-Costura?
A resposta pode te surpreender. Apesar do público restrito e não serem financeiramente sustentavéis para suas Maisons, a Haute Couture (ou Alta-costura) é um modo de manter o encanto da moda na sua essência. Uma forma de manter o glamour de antigamente.
Claro que além criar toda uma atmosfera de luxo, a alta-costura INSPIRA o prêt-á-porter. Além das tendências de comportamento vistas por todo o mundo, esses desfiles da alta-moda são essenciais para trazer questões como pluralidade, individualidade, questões importantes que posicionam a moda como fator de encantamento e auto-expressão.
Vale considerar a alta-costura para entender o prêt-á-porter. O seu principal objetivo é manter viva a Paris como capital da mundial da moda, além de exaltar esses artistas que tem feitos tão especiais e importantes para a moda e também para a História.
Neste mês, vamos receber a 1ª semana da Haute Couture totalmente DIGITAL, devido ao Covid-19 e eu vou preparar um conteúdo bem bacana por aqui.
Me acompanhe no Instagram para saber quando os posts estiverem disponíveis
>> @vanduarte
Espero que tenha gostado. Me diz também se curtiu e se gostaria de outro tema por aqui.
Beijo grande,
VAN DUARTE
Quer ler mais sobre Semanas de Moda?
Continue vendo o blog, são mais de 500 postagens exclusivas para você.
1 Comment
Pingback: Moda Digital, 1ª semana de moda online na história - Van Duarte