Ontem acabou a NYFW, semana de moda que traz fortes referência do que vamos ver por toda temporada e primeira de todas. Percebi pelas pesquisas, que foi aderido não só no pelas passarelas, como também pelo street style que está bem acesso e trabalhando muita cor.

Hoje vou falar um pouco dessa tendência que é super contraditória, afinal sei que muitas de vocês não gostam e outras amam. Perguntei no meu Instagram @vanduarte sobre o que acharam  da tendência e as respostas foram diversas, algumas de vocês amaram a ideia e super usariam um look “all neon”, algumas usariam só nos detalhes pequenos, outras disseram que cores fluorescentes somente no post-it. Independente da forma como deseja usar precisa saber de muita coisa antes, acompanhem!

Além de aparecer pontualmente nas semanas de moda anteriores, começamos com a primeira semana primavera/verão 2019 com muito neon..

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO NEON

O flúor ou neon, são cores ultra vibrantes, que parecem acessas. São muito alegres, joviais e podem ajudar a levantar o ânimo de dias cinzentos e chuvosos, por exemplo. Ao mesmo tempo por serem cores muito fortes e brilhantes podem cansar os olhos, demonstrar casualidade em excesso ou até mesmo imaturidade dependendo da composição.

Toda tendência merece um olhar racional e algumas perguntas. Essa tendência é pra mim? Favorece meu corpo, meu tom de pele? e principalmente Essa tendência combina/representa meu estilo pessoal? quem sou?!

Essas perguntinhas parecem simples, mas se aplicadas a todas as tendências, manias e coisas que aparecem a todo momento, podem eliminar boa parte da dúvida e de compras desnecessárias.

Além disso entender que TUDO que você usa, fala e coloca no seu visual transmite alguma informação. Informação essa que é processada em segundos e absorvida inconscientemente pelo cérebro. E depois de saber disso tudo fica mais fácil, com a pratica diária quase que automático. No meu caso virou algo prazeroso e para muitas pessoas que eu conheço também.

As Kardashians foram as disseminadoras dessa tendência que se apresentada neutra, tímida e tomou força mundial. Agora vamos analisar o perfil delas. Elas são personagens que podem estar e ser como quiser o momento que quiserem. Não que você não possa. Mas as Kardashians tem recursos e uma ousadia de ARTISTAS, então fazem como as marcas nos seus desfiles de moda, exageram, ousam e “causam” literalmente para chamar atenção para uma proposta específica. Isso significa que elas não são bacanas ou qualquer outra coisa? NÃO!

Significa que a atmosfera delas não condiz com a realidade do planeta, rs… portanto, precisamos olhar, analisar e mediar para o NOSSO ESTILO.

COMO USAR A TENDÊNCIA NEON

Trazendo para o dia a dia da mulher brasileira, acho totalmente possível adaptar o neon, principalmente porque estamos falando de cores alegres, tropicais e vivas.

ATENÇÃO AS CORES

  • Amarelos, azuis: ficam melhores para peles  mais frias, azuladas e/ou bronzeadas para destacar.
  • Laranjas, verdes que são comuns também no neon, ajudam também na pele mais branca que quer usar a tendência.

Claro que depende muito se a cor tem mais amarelo ou azul na composição, mas em linhas gerais esse é um bom norte.

QUAIS CORES COMBINAR O NEON?

  • Tons neutros: com tons neutros e sóbrios como cinza, nude, marrom e bege o negócio consegue ficar mais equilibrado, menos vibrante. Ah.. azul marinho é uma cor coringa, substitui o preto e fica lindo com o amarelo e tons florescente.
  • Tons de contraste (preto e branco) qualquer um dos dois deixará o seu neon ainda mais aceso. Se a idéia foi “causar” impacto aposte no preto ou no Branco.

Acessórios são uma ÓTIMA alternativa de uso. Pensando em usar o neon e não causar, mas quer dar um ponto de cor acompanhando a tendencia, aposte!

DICAS PARA USAR O NEON NO DIA A DIA

  • BÁSICA: Aposte nos acessórios, pontos pequenos de neon como brincos, cintos ou até mesmo batom podem ascender o visual e te colocar na tendência de forma “discreta”, ou melhor, sutil, rs…
  • AMO, MAS NÃO ME SINTO SEGURA: aposte em 1 peças de roupa com um jeans, por exemplo, que neutraliza o restante. Ou ainda aposte em um acessório maior, como uma bolsa que faz parte do look, mas não necessariamente esta contigo o tempo inteiro. Sapatos também são ótima opção, principalmente para quem tem um tom de pele que o neon não favorece.
  • FASHIONISTA: para um “all neon” com toque adulto, não infantil, use acessórios e maquiagem neutros. Dessa forma o foco será o neon, mas estará neutralizado por uma maquiagem nude, uma bolsa azul marinho e assim por diante.

Não existe uma regra única, o que existe é o sentimento de ESTOU BACANA E DE ACORDO COM A IMAGEM QUE QUERO TRANSMITIR. Para isso, tem que provar, testar e se auto avaliar. Por isso se conhecer é tão importante.


SHOP THE LOOKS

ACESSÓRIOS

Fáceis de usar e combinar, os acessórios facilitam entrar na tendência sem exageros.

SAPATOS

Os sapatos por ficarem longe do rosto é ótimo, não cansa para usar o dia todo e ainda ascende o visual.

ROUPAS

Ouse, brinque e abuse. Uma tendência alegre. Mas antes prove para ver se a cor super vibrante vai te deixar confortável.

 

Ah.. muito importante, o tecido não precisa ser RELUZENTE, pode ser de tons vivos, alegres.. funciona muito bem também. Entra na ideia de trazer alegria para o VERÃO!


Agora me contem, mudaram a percepção do neon ou pelo contrário, não vão usar mesmo?! rs… quero saber…

Beijo grande,

VAN DUARTE

Deixe Um Comentário

css.php