Amazônia sempre foi um sonho. Nunca tive muita informação de hospedagem, passeios e eu nem sabia que seria tão incrível quanto foi. Claro que vou contar tudo e deixar você ai tão impactado quanto eu fiquei e já quero voltar.

Eu, Chris Castro e Fe Pio, formamos um trio de amigos e parceiros de trabalho que pensamos e planejamos viagens não somente para produzir fotos incríveis e inspiradoras. Como também EXPERIÊNCIAS inesquecíveis pra nós, para os nossos clientes e principalmente para VOCÊ nossa leitora, que é motivo e motivação do nosso esforço e comprometimento.

Nosso primeiro e muito emocionante destino foi Paris e mostramos tudo na tag #ParisSemNutella. Alguns encontros menores nas semana de moda brasileira, mas… AMAZÔNIA era um sonho que conseguimos realizar graças ao convite do Cristalino Jungle Lodge.

A Chris visitou o Cristalino no ano de 2018, fez um um SUPER POST no seu blog, veja aqui, e mostrou sua experiência. Claro que eu e Fernando já colocamos nos nossos destinos de viagem “sem nutella”.

Sobre hospedagem na AMAZÔNIA

A categoria Lodge é bem famosa na AMAZÔNIA por conta do seu estado de floresta preservada. Não é possível por exemplo, uma rede grande de hotéis fazer um resort que pode impactar diretamente no ecossistema do local, por isso lodges são alojamentos que não modificam os seus biomas.

Outra possibilidade é ficar na casa de pescadores ou nos hotéis flutuantes, muito comuns nessa região do pais.

Como a região amazônica é muito grande existem várias formas de ir até a floresta. Uma delas é por Manaus e talvez seja a forma mais famosa. Outra forma é pelo sul da Floresta, por Mato Grosso na cidade de Alta Floresta, opção que usamos, onde fica a reserva do Cristalino, nosso hotel.

Sobre o Cristalino Jungle Lodge

O Cristalino Jungle Lodge é uma reserva particular do patrimônio nacional. Espaço muito preservado e ponto mais alto da Amazônia. O rio que banha a região leva o nome do Hotel e tem esse nome porque suas águas são realmente cristalinas, próximo ao rio Teles Pires.

É um espaço que permite viver o melhor da floresta, com guias locais totalmente preparados para dar as informações necessárias e tornar a sua experiência única.

Explico. A região é rica em pássaros, por exemplo, então muitos observadores vão no Cristalino em busca de observar pássaros. Já muitas famílias querem conhecer a mata, bichos, florestas e cada perfil de viajante pode ser atendido.

>> para chegar

  1. De São Paulo, no aeroporto de GRU, pegamos um voo até Cuiabá, por volta de 2 horas.
  2. fazemos conexão e mais um voo, dessa vez menor, para a cidade de ALTA FLORESTA. Esse trecho tem exclusividade da companhia AZUL, portanto vale comprar com antecedência para conseguir um custo bacana.
  3. ao chegar no (mini) aeroporto de Alta Floresta, o pessoal do hotel Cristalino já te recebe (sim com aquelas plaquinhas sabe?) e te levam para o hotel base que fica na cidade. Lá você toma um café e se prepara para ir…
  4. de carro/van, a equipe do Cristalino te leva por 1 hora de carro, chegando num ponto onde o rio Cristalino começa. (fique atento no caminho é possível ver a transição do SERRADO, para a Floresta.
  5. nesse ponto você encontra o seu guia e vão juntos de barco por uns 40 minutos.

Dai já começa a experiência. Você conhece seu GUIA, que será responsável por te acompanhar em toda a sua estada. Ao subir no barco ele já começa a te explicar tudo sobre o hotel, a região, as águas, orientações gerais.

O nosso guia maravilhoso foi o Francisco. Com 20 anos somente trabalhando no Cristalino, ele é um nativo, conhece tudo e com toda certeza tornou a nossa vivência algo especial. Além de tudo respeitou demais os nossos limites e mostrou tudo que sabia de forma muito generosa.

>> instalações

Existem alguns tipos de quartos e TODOS, sem exceção tem uma estrutura incrível. É um luxo “simples”, por ser lodge não tem ar condicionado, telefone.. as luzes são apagadas dos caminhos e área comum após as 10 da noite e a energia dos quartos é por placas solares.

Mas um ponto bacana é que o Wi-fi é excelente em todo o hotel, possibilitando conexão, uploads e até trabalhar como nós fizemos.

conforto em meio á Floresta Amazônica

Os quartos são limpos e organizados várias vezes ao dia e a estrutura de telas de ferro e vidro permite que você se sinta dentro da Floresta. Toda parte de cama e banho é Trussardi, com muito conforto para descansar após um dia no rio ou na Floresta.

>> all incluse

Comida e bebidas não alcoólicas estão inclusas no custo do hotel, inclusive todo o translado, o que permite mais tranquilidade na viagem. Na área comum do hotel tem um BAR, que possui bebidas alcoólicas que são cobradas na saída (lá no hotel base na cidade, nada é cobrado na floresta).

Vale lembrar que você ficará realmente no meio da Floresta Amazônica, a 1 hora e meia da cidade, então é bacana levar remédios básicos e tudo o que precisar nos dias de viagem, não tem mercadinhos e lojinhas, rs… é na floresta MESMO!

>> comida

Se você assim como eu gosta de comida de verdade e tem pavor de hotéis que não dão opção para seus hóspedes fique tranquilo, o Cristalino Jungle Lodge é especial. Tudo que você come é produzido e processado dentro da reserva.

comida brasileira e orgânica é destaque na hospedagem ao Cristalino

Orgânicos, frescos e com cardápio brasileiro de dar água na boca só de lembrar. Todos os dias opções de peixes, carnes e veganos e vegetarianos. Ah… não deixe de comer nenhum dia as sobremesas, valem cada caloria. O café selvagem também.

>> PASSEIOS

Existe passeios diversos tanto no rio, de barco que é uma delícia, quanto na floresta. Você pode escolher passeios pela manhã e a tarde, já aviso, se prepara porque a Floresta acorda cedo.

experiência do amanhecer em cima das árvores no Cristalino Jungle Lodge

Curtimos muito o AMANHECER EM CIMA DAS ÁRVORES NA TORRE DE OBSERVAÇÃO. E sim, a trilha é a noite ainda, 5 e pouquinho da manhã. O por-do-sol no Rio Teles Pires, a visita a “prainha” e a grande castanheira de 800 anos. Vimos jacarés, pacas, anta, diversos pássaros, tucanos, araras, macacos.

É rico demais e talvez impossível de explicar com palavras, tudo no seu lugar, muito bem equilibrado, sem exageros sabe?

Quer ver fotos e vídeos desses momentos inesquecíveis? Então corre e veja na tag #destinadosAMAZÔNIA e claro, nos DESTAQUES do Instagram @vanduarte e da @chriscastro1

>>> depois nos conte o que achou.

A nossa experiência no Cristalino Jungle Lodge

Toda vez que falo da Floresta eu cito Cristalino, porque tudo ali é cuidado para que aqueles momentos que vivemos sejam especiais, a reserva preservada mostra como TODA a AMAZÔNIA deve ser e sinto que o hotel contribui demais para isso.

Muito mais do que uma viagem, a AMAZÔNIA foi uma CONEXÃO. Vale demais o investimento, afinal pouco se sabe sobre o nosso próprio território. Além dos litorais temos tanta, mas tanta coisa linda pra ver e aprender.

depoimento sobre a nossa experiência na FLORESTA AMAZÔNICA

Informações importantes

Eu tinha muito receio em fazer uma viagem dessas, tanto por conta dos bichos e segurança, quanto por meio de perrengues mesmo.

Ou seja, pesquisamos muito e mesmo que o Cristalino não tivesse nos convidado para conhecer ele seria nossa escolha.

A estrutura de pousadas e Lodges é ainda muito precária na região norte do pais e este local é inteiro preparado para receber pessoas metropolitanas como nós.

Dentro do nosso quarto não entrava mosquitos, poucos pernilongos por ser uma região equilibrada. Claro que tínhamos que nos proteger no pôr-do-sol como em qualquer lugar quente, mas não existiu exageros.

Porque tivemos banhos quentes, comida deliciosa e os bichos nas trilhas, não sei se foi sorte, mas nenhuma cobra ou coisa maior cruzou o nosso caminho. O que tornou a visita mais confortável e gostosa.

alguns bichos que vimos, registros feitos pelo @fe.pio

Esse local é tão especial que Gisele Bündchen o escolheu para passar suas férias, ela sempre vem ao Cristalino e AQUI um vídeo gravado na parte de cima da torre que vimos o amanhecer, é especial.

>> nossas belezas naturais

Não aguentamos de tantos cenários lindos e produzimos fotos inacreditáveis. Todas as fotos desse post são de produção própria e de direito do autor Fernando Piovesan, se for usar por favor creditar.

Aproveite e veja as avaliações do Trip Advisor AQUI

Aproveite e veja os conteúdos para ter certeza da sua próxima viagem:

Gostou? Veja mais conteúdos de viagem no blog aqui.

Beijo grande,

Van Duarte

1 Comment

Deixe Um Comentário

css.php