Essa semana, maio de 2020, em plena pandemia do Covid-19, uma marca do Congo, Africa Central apresentou um desfile inovador. Totalmente digital, sem modelos e com movimentos em 3d, mostrando detalhes das peças e muito mais.
A pandemia deve mudar muitos hábitos, rever outros, adaptar outros, mas eventos como Fashion Show´s, ou seja, desfiles de moda, a princípio não são substituídos virtualmente. É difícil ver detalhes em um desfile televisionado, falta emoção, falta proximidade.
O que a Anifa, dona da marca Hanifa Co. fez foi desenvolver um método muito particular que nos deixou muito instigados. Trouxe proximidade, trouxe emoção, trouxe detalhes das peças e o mais bacana, referência de corpos de mulheres reais.
Um desfile feito em computação gráfica simulando o caminhar das modelos, com contornos corporais bem delineados, simulando mulheres normais, com quadril mais largo, busto normal e outros detalhes que geralmente não se vê nas passarelas de grandes semanas de moda.
O que muda e porque foi tão importante esse desfile?
- As mulheres buscam inspiração na moda, mas encontram muitas vezes comparações com corpos irreais e que por mais que busquem não podem alcançar. Sim, apresentar uma roupa na silhueta de uma mulher real ajuda no processo de identificação.
- O digital já é realidade e a forma como foi apresentado mostra como é possível trazer detalhes muito próximos aos reais, manter a segurança e saúde (nesse momento de pandemia) não só do público, como também das modelos.
- Podemos nos reinventar de diversas formas, não importa o cenário, sempre haverá uma alternativa para mudança e melhoria.
É importante dizer que Anifa Mvuemba, além de inspirar o mundo da moda, quebrou muitas barreiras por ser uma mulher negra, africana e trabalhar com o universo fashion.
São inspirações duplas, que nos fazem acreditar que após tudo o que estamos passando seremos pessoas melhores.
Veja o vídeo completo da explicação da estilista e o desfile digital no Instagram AQUI.
Beijo grande,
1 Comment
Parabéns pela iniciativa , inovação e estilo sempre é uma ótima combinação.