Participei do Programa Tribuna Independente da Rede Vida há duas semanas e o tema foi Plus Size. Recebemos muitas perguntas no programa e depois no Facebook e e-mail, por isso resolvi fazer este post falando um pouco sobre dicas para a mulher de corpo plus size.
Este post será sobre dicas básicas, farei outros mais detalhados e caso tenham dúvidas específicas é só deixar um comentário que eu incluo na programação aqui.
1. Identifique o seu tipo físico
Já ouvi muitas mulheres que estavam acima do peso me dizerem que não tinham tipo físico definido, mas isso é um mito. Todas as mulheres possuem um tipo de corpo, estando no peso, abaixo ou acima dele.
Perceba o seu corpo e identifique qual parte de destaca e ganha força no olhar e qual parte não lhe incomoda tanto. Observe detalhes como pescoço, tamanho do braço, proporção de pernas para o tronco e tudo mais que puder observar. Se conhecer é o primeiro passo para se vestir bem.
2. Tamanho certo das roupas
Muitas mulheres gordinhas pecam por usar roupas muito grandes ou soltas do corpo. O mesmo acontece quando a roupa é apertada demais, ao invés de esconder, mostra muito mais.
O ideal é a peça ser do tamanho e modelagem corretos ao seu corpo, por isso, marcas específicas para mulheres plus size são mais adequadas do que tamanhos muito grandes em lojas de numeração padrão.
3. Eleja uma parte do corpo
Escolha uma parte do seu corpo que você gosta para valorizar no momento de montar looks. Dessa forma ficará mais segura com as escolhas da sua produção.
4. Terceira peça
O uso da terceira peça valoriza e auxilia na harmonização do look da mulher plus size. Abaixo explico melhor o que é a terceira peça.
5. Faça looks leves
Evite tecidos muito estruturados, muitos babados, volume em excesso, estampas muito grandes e tudo o que for gerar muita informação. Tudo isso pode aumentar a sua silhueta!!! Atenção aos tecidos.
A seguir como aplicar essas dicas em cada peça:
Blusas: opte por peças ajustadas ao corpo, que tenham linhas e recortes verticais, decotes em “V” e que marquem a cintura. Evite batas, blusas muito largas e com tecidos muito grossos.
- Fotos Asos.com
Calças: a melhor modelagem é a flare (abre após o joelho) ou reta que vai inbir o efeito do quadril. Caso queira usar uma skinny opte pelo salto.
- Fotos Asos.com
- Fotos Asos.com
Estampas: pode usar, só escolha as estampas que sejam pequenas. Exemplo: se for foral um floral pequeno e de fundo escuro, se for um animal print que seja mais discreto e menor, mas PODE sim usar.
- Fotos Asos.com e reprodução da internet
Saias: tecidos leves e soltinhos são ótimas opções, deixa o corpo confortável e não marca. Caso queira usar uma saia mais justa tome cuidado com o tecido, para não marcar e atente-se também ao tamanho, nunca muito curta.
- Fotos Asos.com
Vestidos: marcar a cintura ajuda alongar. Vestidos de modelo envelope, que tem o decote em “V”, marcam a cintura e são mais soltos na saia são os melhores para o tipo de corpo mais cheio.
- Fotos Asos.com e reprodução da internet
Terceira peça: um cardigã, um colete, um kimono, enfim, qualquer peça jogada por cima deixa o look mais trabalhado e ainda cria uma linha de cintura que ajuda a emagrecer. Se a roupa de baixo for monocromática (de uma cor só) então, melhor ainda.
- Fotos Asos.com
A mulher de tamanhos maiores deve se sentir bonita, confiante e poderosa acima de tudo. Sem isso, nem os melhores looks a farão sentir-se bem. É preciso “segurar” a produção.
Foram muitas informações e ainda temos muito para falar, mas isso fica para o próximo post. Deixe suas dúvidas e comentários aqui embaixo.
Beijo grande,
Vanessa Duarte