O ano de 2020 nos surpreendeu, o mundo parou e muitos de nós continuaremos a fazer Home Office de forma definitiva. Alguns toques são importantes para que você consiga trabalhar bem e confortável, mas que seja possível ainda assim passar uma imagem profissional via vídeo. Veja as dicas e me conte o que funciona para você.
Simplifique, mas não retire a rotina de beleza
É importante manter o seu ritual matinal de beleza e maquiagem, ele ajuda a manter a cabeça no lugar, além de cuidar de você. Não é porque não está saindo de casa que o autocuidado precisa cessar.
Faça o skincare com calma, aproveite para usar aquele produto que você não usa há tempos ou gostaria de testar. Esse é o momento.
Crie uma maquiagem básica, não esqueça do protetor solar, ele é importante mesmo dentro de casa por conta da luz do celular e computador. Use uma pele mais leve, básica e experimente usar cor nos olhos, na boca, esse momento pode ser de testes para aprender novas técnicas, para perder o medo de usar o que sempre quis. Aproveite que está em casa para trocar ou retirar se não se sentir confortável.
Tire o pijama, se vista para o home office
Sei que pode ser difícil, principalmente em dias de desânimos, de frio ou aquela TPM, mas acredite mesmo sem sair na porta de sua casa, trocar de roupa e vestir-se para o trabalho te dará ânimo e foco.
Não precisa usar peças apertadas ou desconfortáveis, existem combinações super confortáveis que conseguirão te dar o mesmo humor de looks muito elaborados. O que acontece é que nosso cérebro entende que estamos nos preparando para trabalhar e assim mudamos o nosso mindset.
Algumas dicas para o seu look de Home Office
- Tecidos confortáveis: invista em tecidos gostosos de usar como o tricô, tecidos naturais e maleáveis.
- Caimento: roupa apertada incomoda. Use uma roupa mais soltinha ou justa, do seu tamanho, assim mesmo sentado não ficará incomodado.
- Composições simples: conjuntos são muito bem vindos, eles podem facilitar a combinação, sem precisar pensar muito e deixam um visual de look arrumado.
- Detalhes: invista em acessórios de cabelo e bijoux/jóias. Se você só tem a parte de cima para se expressar utilize esse “espaço” para imprimir seu estilo.
- Modelagem blusas: peças com babados, detalhes e bordados na parte de cima serão bem vindos, já que essa parte fica evidente o tempo todo, invista em peças que tenham sua expressão diferenciada.
Cores impactam!
As cores tem imensa importância na comunicação não verbal, nesse momento pode ser interessante dar destaque ás cores no seu visual. Veja algumas formas de se expressar pelas cores:
- Batom: é uma forma muito fácil de incluir cor na parte de cima do corpo. use uma cor que te deixe confortável ou até que te tire da zona de conforto, lembre-se que é o momento de testar. Claro que em dias comuns, já nos dias importantes e apresentações use algo que te deixe 100% confortável.
- Sombra colorida: não precisa saber fazer maquiagens mirabolantes, use apenas uma cor forte com os dedos mesmo e pronto, um ponto de cor interessante e muito estiloso. Não tem certo e errado viu?!
- Acessórios: brincos como ponto de cor podem multiplicar suas blusas básicas. Use até peças mais volumosas, elas podem dar um up no seu visua.
- Lenços: ótimas opções para dar uma cor e deixar seu look quentinho no inverno. Pode amarrar no cabelo, usar no pescoço. Aproveite e use a criatividade.
O Background importa muito no Home Office
O fundo do seu home office pode ser uma “ferramenta” importante de comunicar o seu estilo pessoal. Use elementos que expressem seus gostos, seus hábitos, músicas, leituras favoritas.
Use quadros, Posters, plantas, até mesmo iluminação para compor sua mensagem. Lembre-se das cores, elas podem ajudar muito.
Porque focar no estilo para trabalhar home office?
Primeiro porque não estamos de férias ou quebrando um galho para o nosso emprego, seja ele qual for. Agora é o momento de movimentar, de trazer o nosso melhor, de ganhar equilíbrio e ainda crescer, sim, são nos momentos de crise que mais crescemos.
Falando especificamente sobre ESTILO, o que muda trabalhar de casa e no local de trabalho de que sempre foi? Andar na rua, ver pessoas pessoalmente. Sim.
Mas você se veste pro outro, você só se arruma para sair porque o exterior importa mais do que você? Se respondeu sim então esse post não é útil. O vestir-ser, a expressão de si mesma em forma física, nos elementos da roupa, cabelo, acessório, skincare, cores, etc.. é a forma mais tangível que temos de conhecer quem somos. Além do autoconhecimento espiritual, religioso, entre outros, temos em nossa mão o ato de vestir, de cuidar de nós como uma ação física de auto amor.
Pode parecer exagero, mas é fácil ver a diferença de alguém que começa pelo autocuidado antes de zelar pelo outro, ao contrário a pessoa que se esquece tem a tendência a se desprender de quem realmente é.
Algo importante a se dizer é que cada pessoa tem a sua FORMA e o sua motivação. A forma que eu tenho de fazer meu ritual matinal de beleza e moda pode ser completamente diferente do seu, E TUDO BEM, mas ele precisa existir.
Pense nisso!
IMPORTANTE CONSIDERAR…
Acima de tudo, estamos passando por um momento delicado. Uma situação que nunca vivenciamos e que estamos aprendendo como viver nessa Pandemia. A ideia desse post e dos nossos canais de comunicação é facilitar o seu dia a dia, deixando você mais confiante e feliz com a pessoa que é, não impor algo impossível e impositivo que fará você entrar em algum padrão.
Pelo contrário, a ideia é libertar por meio da informação, do conhecimento e que muitas considerações que venham aparecer no seu dia a dia possam ser amenizadas por meio do entendimento de quem se é.
Falando da pandemia, sem pensar em religião ou nada do tipo, eu acredito que nada é por acaso. Precisávamos colocar o pé no freio e rever muitos aspectos de como estávamos vivendo. Na minha área de imagem e estilo pessoal acredito que a individualidade e a beleza plural será cada vez mais valorizada e você que por algum motivo não se encontra em alguém ou em algum padrão, se encontrará em si, na sua beleza, na sua pluralidade.
O caminho do Home Office no estilo pessoal é tentar equilibrar o conforto as peças que expressam quem você é. Mesmo por uma tela, o sentir-se bem deve ser mais importante do que o mostrar para alguém qualquer coisa.
Veja mais…
Se você não vê muito sentido em trabalhar sua imagem ainda, veja o primeiro post neste blog, em 2013, quando falei sobre o IMPACTO da imagem pessoal e seus desdobramentos, com provas rs… clique aqui.
Quer saber mais sobre CORES, veja o post com dicas de como combinar. Uma postagem famosa há anos pois dá a receita e ainda mostra dicas de looks, vem ver.
Para mais dicas de imagem, estilo e cores me acompanhe no meu Instagram.
Espero muito que tenha gostado. Me conte aqui o que foi ou está sendo mais difícil nessa quarentena e o que teve de mais positivo.
Beijo grande,