Muitas clientes e amigas sempre me perguntam sobre como devemos combinar as cores nos looks, quais cores combinam entre si e como compor produções usando muitas cores de forma correta.

Hoje vim falar um pouco sobre a relação das cores e os tipos de combinações possíveis.

Combinação monocromática

Para começar, uma composição fácil e prática. O monocromático, look de uma cor só, além de ser muito elegante ajuda a alongar a silhueta, já por ter um “bloco” único de cor não corta o corpo e dá impressão de um corpo mais longilíneo.

Além de vestidos é preciso ter peças exatamente da mesma cor para usar o monocromático? Não, pode ter variação no tom da cor (sombra, luminosidade e saturação), como no segundo look que a calça é mais clara que a blusa, mas ambos tem a cor verde água. Um bom exemplo é usar um jeans azul escuro com uma blusa azul marinho, prático, elegante e fácil de compor.

Comocombinarcores.monocromática

monocromático

Combinação análoga

A combinação análoga nada mais é usar as cores “irmãs” do círculo de cores, ou seja, cores bem próximas e parecidas.

O efeito dessa combinação é leve e permite usar cores vibrantes que se neutralizam entre sí e criam composições bem harmônicas. Um bom exemplo é a mistura do vermelho com rosa que fica alegre e moderno, diferentemente se usássemos o rosa com preto, ficaria forte e impactante e com branco bem feminino e romântico.

Comocombinarcores.rosaevermelho análogas

Combinação triádica

Sem muito segredo a combinação em tríade é a junção de três cores que estão distantes na mesma proporção dentro do círculo cromático formando um triângulo de lados iguais.

Essa combinação chama mais atenção que as outras e tende a ser mais vibrante, dependendo dos tons usados, mas essas cores juntas costumam ser bastante agradáveis aos olhos. Veja na segunda foto o look verde, roxo e amarelo (do centro) tem as cores mais concentradas e escuras, neste caso a composição não fica elegante e não tão vibrante.

Comocombinarcores.colorblocking tríade

Combinação complementar

A combinação complementar é formada por cores totalmente opostas no círculo cromático, portanto, que vibram de formas diferentes e chama bastante atenção ao look.

Produções com cores opostas são interessantes e criam certa “força” aos looks, que ficam poderosos, mesmo com modelagens simples.

Comocombinarcores.corescomplementares complementar

Agora é só preparar os looks, de acordo com os toques acima e abusar das inúmeras misturas possíveis!

Para complementar esse post, na segunda-feira que vem vou falar sobre a relação das cores neutras (preto, branco, nude, marrom e cinza) com as mais coloridas, como elas se relacionam e o que cada combinação transmite. Fiquem ligados!

Gostou do post, ficou com alguma dúvida ou quer ver aqui outro tema? Deixe um recadinho aqui embaixo, vou adorar responder a todos …

Beijo grande,

assinatura

omentários

  1. Queria sua ajuda , aonde consigo comprar um círculo de cores ? Obrigada adoro o seu blog !

Deixe Um Comentário

css.php